Bibliografia resumida

Este sacerdote jesuíta e antes de tudo missionário em Akulurak (Alasca) em pleno Círculo Polar Ártico, nasceu em 18 de novembro de 1906 em Mansilla Mayor (León, Espanha). Morreu em 26 de janeiro de 1989 em Spokane (estado de Washington, EUA). Foi enterrado em 30 de janeiro em Desmet ( Estado de Idaho, EUA).

Aos 17 anos decidiu ser sacerdote. Aos 19 anos, ser missionário. Buscou no mapa o lugar mais distante e difícil de todo o mundo, e obteve permissão para ir ao Alasca. Durante 40 anos entre os esquimós, de um lado para o outro do Rio Yukón, percorreu quilômetros e quilômetros. Esteve durante várias temporadas em Akurulak, Bethel, Kotzebué e Alakanuk, porém seus feitos mais famosos são os que se encontram recolhidos em um livro chamado "Crônicas Akulurakeñas".

Visitou a Espanha uma vez em 1963 com o fim (único propósito) de despertar vocações.

Escreveu ao longo de sua vida 12 livros sobre o Alasca , todos em espanhol. Falava inglês perfeitamente, estudou o idioma em Kansas ( 4 anos, durante os estudos de teologia), e chegou a falar (ele dizia "arranhar") o esquimó.

Enviou milhares de Crônicas, convidando com sua profunda e habitual alegria, a vocação sacerdotal e missionária, com cartas e artigos descrevendo a vida e histórias esquimós, que iam sendo publicadas em uma revista de Missões, principalmente a extinta "El Siglo de las Misiones".

"En el País de los eternos hielos" "Memoirs of a Yukon Priest"
"En las costas del mar de Bering" "Crónicas Akulureñas"
"Trineos Eskimales" "Aventuras del Círculo Polar"

 

Porém o livro por excelência, onde se agrupam com pleno acerto uma seleção antológica de todos os livros citados, é :"40 años en el Círculo Polar", recolhidos por seu próprio irmão Amando, também sacerdote jesuíta e por D. José A Mestre. O livro possui o prólogo e o epílogo do P. Amando, que são um perfil deste "Hércules de Deus e das Missões", que não quis negar nada a Deus e que estava felicíssimo de ser sacerdote, como várias vezes relata em seus escritos, concretamente no seguinte parágrafo do livro citado: " Nem a Santíssima Virgem, nem os Anjos podem fazer o que fazem diariamente um sacerdote. Cristo poderia ter feito as coisas de outro modo; porém escolheu a intervenção do sacerdote, a quem revestiu de si mesmo , para realizar a salvação da humanidade. Entre as promessas aos devotos de seu sagrado Coração não podia faltar uma especial para seus sacerdotes a quem prometeu a graça de abrandar os corações mais endurecidos".

 

Bibliografia resumida Reflexões Cronologia
Comentário do P. Amando Llorente Recordações Fotos do P. Segundo e de seu lugar
Assinar o livro de visitas Principal Indice do Site católico de Javier