FOLHA INFORMATIVA 16 - Janeiro 2000

Folha Informativa do processo de beatificação e canonização do Servo de Deus Faustino Pérez-Manglano.

"OS PÃES E OS PEIXES DE FAUSTINO"

A Editora PPC acaba de publicar um novo livro sobre Faustino. É uma publicação muito especial, que agradará a todos os amigos e admiradores de Faustino.

Esta obra nos conta o maravilhoso trabalho que Faustino está realizando agora. É um "Informe sobre o trabalho que Faustino faz do céu", ou se preferirmos são "As aventuras apostólicas de Faustino em sua vida nova". Entre as centenas de cartas que recebeu o autor José María Salaverri, ele selecionou aproximadamente 350. São cartas de jovens e menos jovens – ordenadas por temas – que nos contam como Faustino influenciou suas vidas e as muitas graças recebidas como, por exemplo, a ajuda num naufrágio em Maiorca.

Através dos diversos testemunhos procedentes de 42 países, podemos notar a presença e o conhecimento de Faustino espalhada pelo mundo. Também verificamos a existência de grupos e obras que tomaram seu nome e querem seguir seu exemplo. É um livro que pede a leitura atenta e a reflexão, como elementos importantes, para renovar nossa fé no que chamamos "comunhão dos santos", essa união de todos os seguidores de Cristo no céu e na terra.

O livro ainda traz uma parte, curta, na qual se fala dos últimos dias de Faustino – com alguns detalhes que não estão na biografia – e de seu processo de beatificação.

 

Porque este título?

Na multiplicação dos pães, segundo São João, um homem oferece a Jesus a sua cesta com cinco pães e dois peixes. O apóstolo André não acredita que com apenas esses alimentos será possível solucionar o problema. Mas o Senhor diz: "Basta". E multiplica os pães e os peixes para uma multidão.

O nome do livro surgiu de uma "casualidade" ocorrida no dia da remoção dos restos de Faustino a seu Colégio do Pilar, em Valência. Neste dia o evangelho proclamado foi justamente o da multiplicação dos pães e dos peixes. A partir do ocorrido podemos comparar a vida de Faustino com o santo evangelho.

Durante sua vida, Faustino ofereceu o pouco que tinha: seus desejos de ser mariano para ser pescador de homens. Cristo lhe disse: "Me bastam seus desejos. Vai fazê-los melhor do céu que na terra". E esses desejos de Faustino se converteram em luz e ajuda para muitos, muitíssimos. Os testemunhos aqui citados não são mais que a ponta de um iceberg submergido: Quantos outros terão sentido a ajuda de Faustino e não escreveram!

Agradecemos a todos os que, com seu testemunho, contribuíram para tornar possível este livro e levar a alegria a muitas pessoas.

A quem pode interessar o livro?

Podemos dizer que interessa a todos que já conhecem e querem conhecer Faustino. As pessoas ficarão felizes vendo a irradiação de Faustino pelo mundo. Mas também pode ser revelador para todos os que trabalham em pastoral juvenil ou não. Faustino chega aonde nós não chegamos: ao coração daqueles que lêem a sua vida. Os testemunhos demonstram isso amplamente. Faustino, do céu, oferece sua ajuda a quem queira utilizar seu exemplo como um simples instrumento de apostolado. Estas páginas cheias, não de teorias mas, de vida real, podem ser uma fonte de inspiração pastoral.

 

[autor: José María Salaverri. Edições PPC. 260 páginas. À venda em livrarias religiosas]
Pedidos à PPC – c/Agastia, 80 – 28043 Madrid (España)
Tel. [91] 744.45.50 Fax: [91] 744.48.90

Contribuição para a Folha Informativa: sobre Faustino

Encaminhar a:

Faustino – Avda. Blasco Ibáñez, 35 – 46021 Valencia (España)

e-mail: faustino@marianistas.org

Volver al índice