Dados biográficos | Reflexao |
Pensamentos | Livros sobre Faustino |
Oraçao | Folha Informativa 16 |
Testemunhos | Livro de visitas |
Volver a Web Católica de Javier |
Faustino nasceu em Valência, na Espanha, a 4 de agosto de 1946. Foi aluno do Colégio Nossa Senhora do Pilar desde os seis anos até a sua morte em 3 de março de 1963. Quando cursava o último ano do colégio foi acometido pela doença de Hodgkin (tipo de linfoma infantil câncer que se desenvolve no sistema linfático).
Ele era um menino alegre, simpático e apaixonado pelo esporte, pelo campo e por tudo que era bom e saudável. Das pessoas que o conheciam, poucas podiam suspeitar que atrás do corpo miúdo daquele menino simples e amigo de todos se escondia uma alma grandiosa marcada pela fidelidade a toda prova, pela força de vontade e pelo intenso amor a Cristo e pelo carinho filial à Virgem Maria.
Faustino foi membro da Congregação-Estado de Maria Imaculada (C.E.M.I.) desde 1962. Em 9 de fevereiro de 1963 após receber a unção dos enfermos consagrou-se definitivamente à Maria.
A partir de 1960 quando sentiu um forte chamado do Senhor, o seu ideal como religioso mariano foi consagrar a sua vida à salvação dos homens prometendo, antes de morrer, ocupar-se no céu com as vocações aqui na terra.
No diário deixado por Faustino, podemos rastrear um pouco a obra do Espírito Santo em sua alma totalmente entregue ao Senhor.
A biografia desse querido Servo do Senhor já está traduzida no italiano, francês, inglês, húngaro, polonês, alemão, português e japonês. O processo de beatificação, que se iniciou em 1986 em Valência, segue atualmente seu curso em Roma.
Papa Bento XVI aprovou as virtudes heroicas do Servo de Deus Faustino Pérez-Manglano Magro a 14 de Janeiro de 2011. Ostenta agora o título canônico de Venerável.
"Vou propor a prática do sim: dizer sim a tudo o que é bom".
"Estou disposto a receber de Deus todos os pequenos sofrimentos que Ele queira mandar-me. São tão insignificantes e os recebo com tanto gosto que são felicidades".
"Jesus, faça com que eu ame a Maria, não somente porque é pura, bela, boa e compassiva, nem porque é minha Mãe, mas, principalmente, porque é Tua Mãe e Tu a amas infinitamente. Ó Jesus, faça-me participar do Teu amor a Maria. Faça com que eu a ame como Tu".
"Sou muito feliz. Não sei o que se passa comigo. Sinto algo diferente dentro de mim. Um amor tão grande em direção a Ele, que me conduz sempre pela mão e que jamais permite que eu caia, nem uma única vez, em pecado mortal. Não sei o que são os problemas. Obrigado, Senhor Jesus, por dar-me este bem-estar interior tão maravilhoso. Estou muito agradecido a Vós".
"É maravilhoso pensar que estarei durante toda a vida a serviço de Jesus e de Maria. Serei um pescador de almas. Tenho pensado muito e gostaria de ir, como religioso mariano, à América do Sul, onde faltam pessoas para ajudar na salvação das almas.
ÃS POR INTERCESSÃO DE FAUSTINOSenhor, Tu nos deu em Faustino um exemplo admirável de fidelidade às exigências do Teu divino amor. Imploramos a Vós para que, se for da Tua vontade, Faustino seja glorificado diante da Tua Igreja e que se manifeste concedendo-nos a graça que desejamos alcançar. (pede-se a graça)
Vos pedimos por intercessão de Maria, Tua Mãe, a quem Faustino tanto amou na terra. Amém.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
[Início]
"A Providência me permitiu ler este livrinho maravilhoso Talvez Deus me fale, que descreve o itinerário espiritual desse menino, Faustino, que na terra foi quase meu contemporâneo . . . Essa leitura me tocou fundo; as reflexões de Faustino são, sem embargo, muito simples, breves; mas quando uma alma em contato com Deus nos fala, inevitavelmente a nossa se deixa vibrar, como se tentasse se colocar em uníssono, sintonizar na mesma frequência . . Por que não?
O testemunho de Faustino me emocionou muito porque vivi recentemente, em 1994 e 1995, a fatalidade de uma enfermidade que levou a minha esposa; passei pelo mesmo tipo de prova da família de Pérez-Manglano. Deus convidou a minha esposa a aceitar seus sofrimentos e a oferecê-los. Ela compreendeu o que o Senhor lhe pedia e entendeu o quanto os seus sofrimentos oferecidos podiam ajudar outras almas. Seus sofrimentos eram cada vez mais terríveis, que somente a morfina podia aliviar, com injeções atrás de injeções, como o ocorrido a Faustino. E lendo seu livro, eis que volto a reviver muitos momentos passados com meus filhos, ao lado do leito da mãe deles e minha esposa.
Muito obrigado por ter escrito este livro, obrigado por ter colocado Faustino em nosso caminho; pois um encontro, um único, ainda que breve, com essa alma cristã basta para nos colocar no bom caminho, para nos encorajar a oferecer todos os pequenos sofrimentos que temos e para nos confirmar a Fé, a Esperança e a Caridade. Que felicidade!"
"Providencialmente, chegou até mim uma estampa de Faustino. Desde então, me ofereço a ele, peço a sua ajuda. (...) Tenho 27 anos e estou num momento muito especial da minha vida. Sinto que o Senhor me chama para entregar minha vida a seu serviço e com o auxílio de um sacerdote estou entendendo". (A.R.)
"Muito obrigado pelos três livros de "Faustinito", como aqui começamos a chamá-lo. Estão me ajudando muito em meu trabalho missionário com os idosos aos quais levo o Senhor , com as crianças da catequese e com os paroquianos". (J.P. N.)
"Ouvi falar de Faustino num acampamento de escoteiros. O padre nos falou dele (....) Sou professora de religião e organizo um retiro de fim de semana para crianças e adolescentes e me simpatizo com Faustino. Consegui o livro Talvez Deus me fale e a leitura me despertou a vontade de conhecê-lo ainda mais". (M. J.)
"Sou religiosa do Instituto Mãe de Deus (...). Faustino deu novos impulsos à minha vida espiritual e isso já é uma graça recebida sendo que um mês antes da renovação dos meus votos já havia feito esse pedido. E o Senhor, admirável com seus santos, quer e pede mais de mim e assim Ele vai me dizendo e mostrando o caminho". (P. S.)
"Querido Faustino, devolveu a esperança a meu coração. Faz com que te siga pelo mesmo caminho de sofrimento e de alegria que foi o teu, o mesmo caminho que Jesus e Maria (...). Obrigada por ter escrito esse livro". (C. B.)
Existe uma coleção de livros sobre Faustino escrita por José María Salaverri, cujos títulos são:
Estes livros são distribuídos por PPC c/ Agastia, 80 28043 Madrid España. Tel. [91] 744.45.50
Por favor, assine meu livro de visitas
Não deixe de visitar as outras seções da WEB CATÓLICA DE JAVIER.
Página realizada por Javier López (Espanha) y traducida por Salete Almeida
Subscríbase gratis a la lista de correo de Web Católico de Javier para recibir las novedades semanalmente.