REFLEXIONES

"Para o Senhor, é mais fácil ter de obedecer ao sacerdote. Quando consagro , tenho que obedecer. Quando dou a absolvição tenho que admitir que não há culpa. Quando batizo, tenho que adotar a criatura. Se comprometer-se a isto ,Ele mesmo se comprometerá em estar sempre a nosso serviço.

Na obscura Igreja de Nunajak, sozinhos Ele e eu, sem falarmos, nos entendemos, descansamos e temos nosso céu aqui na terra.

Nas grandes Igrejas das cidades e de alguns povoados, está o sacrário tão distante do povo que parece estar também distante do Santíssimo.

Durante minha visita aos Estados Unidos ao entrar naqueles templos como praças , parecia-me estar realmente numa praça. Aqui, em Nunjal, não é assim.

Aqui, junto ao altar, juraria que escuto Jesus no mais leve cochicho.

Pela manhã, saio das cobertas como um urso da cova. Acendo uma vela e calço as botas de pela de foca, cheias de erva seca para os pés ficarem bem agasalhados e não esfriarem mais que o razoável.

Acendo a estufa e, se congelou a água, derreto o gelo e lavo-me. Abro a porta, e dou dois passos e já estou diante do altar.

E digo ao Senhor como o pai do filho pródigo disse ao seu filho mais velho: "Tu sempre estarás comigo e tudo o que é meu é teu"; porém parece-me ouvir o contrário: que sou eu que estou com Ele e todas as suas coisas são minhas.

E assim tem que ser, porque minhas coisas - O quê valem a Ele? - Que fará Ele com minhas botas remendadas, minha roupa puída, e minha ignorância?

Em troca, eu posso fazer um magnífico uso de suas coisas: sua onipotência, sua bondade e sua misericórdia.

Certamente eu sempre estou com Ele."

 

Bibliografia resumida Reflexões Cronologia
Comentário do P. Amando Llorente Recordações Fotos do P. Segundo e de seu lugar
Assinar o livro de visitas Principal Indice do Site católico de Javier